Contém Poesia [DOC + eBook]

     Contém Poesia é um coletivo artístico da cidade de São Paulo, com pesquisa direcionada em estéticas relacionais e arte urbana. Composto por artistas de áreas distintas, temos como objetivo comum olhar as relações humanas como obra de arte. Provocados pela cidade em suas movimentações cotidianas, busca dialogar nos espaços entre o Ser para consigo, o Ser para com o Outro, o Ser para com o Mundo.

     Contém Poesia nas ruas foi contemplado em 2016 pelo edital do Programa VAI 1 da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Movidos pela pergunta: Podemos redimensionar o olhar nas coisas que já existem?, percorrem oito praças públicas no centro de São Paulo, compondo intervenções e dispositivos artísticos que propunham relações entre os espaços com os transeuntes que por ali passavam.

     Como base teórica de pesquisa, o trabalho foi construído a partir de provocações de pensadores como Roland Barthes[1], Jacques Rancière[2], Renato Cohen[3] e o crítico de arte francês Nicolas Bourriaud em seus escritos sobre Estéticas Relacionais. Na prática, nossas ocupações artísticas foram compostas em total diálogo e conformidade com os espaços, criados a partir de procedimentos de derivas e observação, indo de happenings e instalações à dispositivos relacionais que proporcionavam experiências de redimensionamento sensorial.

[1] BARTHES, Roland. A morte do autor. O rumor da língua, v. 2, p. 57-64, 2004.

[2] RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Ediciones Manantial, 2010.

[3] COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. 1998.

 © 2019 by Gabriel Augusto. Proudly created with Wix.com

Gabriel
Augusto